Dia Internacional da Mulher 2022: Edição muito Especial do Podcast EconomistAs com Eliana Cardoso

As mulheres sempre são protagonistas em seus romances.

No Dia Internacional da Mulher, o podcast das EconomistAs traz uma entrevista para lá de especial. Eliana Cardoso conversou com as professoras Maria Dolores Diaz e Paula Pereda. O resultado é um verdadeiro presente.

Economista de formação, Eliana é uma das pioneiras da inserção da visão feminina no campo da economia. Formada pela PUC-RJ, ela migrou para os Estados Unidos e fez o PhD no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Deu aulas em universidades norte-americanas como Tufts University, Yale, Georgetown e no próprio MIT. No Brasil, leciona na Fundação Getúlio Vargas. Ocupou ainda cargos no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional.

Nesta entrevista, Eliana conta sua trajetória como economista, fala sobre maternidade, o casamento, com o também economista Rudi Dornbusch, e o novo caminho de carreira que começou a traçar na maturidade. Aos 78 anos, ela se dedica à literatura e à arte da ilustração. Em 2014, publicou o romance Bonecas Russas (Companhia das Letras), que foi indicado ao Prêmio São Paulo de Literatura; em 2016, lançou Nuvem Negra (Companhia das Letras); e, em 2018, o Dama de Paus, vencedor do Prêmio Kindle de Literatura. “A vida no Brasil é uma inspiração para os meus livros”, comenta Eliana, reforçando que as mulheres são protagonistas em suas histórias.