ECONecta - Programa de Mentoria para EconomistAs

O que é?

O acesso a oportunidades de trabalho na Economia é limitado. As evidências apontam para uma redução da participação das mulheres na carreira em Economia, principalmente conforme se avança na carreira. Devido à grande dificuldade de organizar programas de mentoria individualizados, o Programa ECONecta pretende conectar mulheres (estudantes ou recém-formadas) com mentores bem-sucedidos em suas carreiras. Nós sabemos da importância de ter mentores ao longo da nossa carreira e não apenas durante a graduação ou mestrado. Assim, o objetivo do ECONecta é estabelecer conexões de curto e longo prazos para ajudar jovens a alcançarem potencial máximo em suas carreiras.

De quem veio a ideia?

O ECONecta foi idealizado por Ana Pessanha, economista pela UFRJ e mestranda em Política e Economia do Setor Público pela FGV-EAESP, e surgiu como forma de direcionar sua inquietude acerca das desigualdades na profissão para ações mais concretas de mudança. Ana entrou em contato com o grupo das EconomistAs buscando ajuda para estruturar um programa de mentorias por já conhecer a atuação do grupo nessa frente.

Para que mentoria?

A mentoria busca:

  • Garantir que jovens talentosos fora das principais escolas de economia tenham acesso a pessoas em estágios mais avançados da carreira;
  • Aumentar o acesso desses jovens a oportunidades de estágio, vagas de assistente de pesquisa, bolsas de intercâmbio, etc;
  • Auxiliar jovens nas escolhas (de emprego, pós-graduação ou pesquisa);
  • Auxiliar e orientar jovens a superar desafios ao longo da carreira; e
  • Auxiliar e orientar jovens na preparação de pitch, currículo, application para pós-graduação, entrevista de emprego, proposta de pesquisa, ideias empreendedoras, etc.

Quem pode participar como mentoranda?

Inicialmente, o programa é voltado exclusivamente para mulheres. Não há restrição de idade e serão aceitas pessoas com vínculo universitário ou recém-graduadas (graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado) em no máximo 5 anos. Pelo menos um dos vínculos precisa ter sido na área de economia. Por exemplo, você pode ter se graduado em economia e migrado para administração pública ou vice-versa.

Quem pode participar como mentor?

Qualquer pessoa poderá se inscrever como mentor, independente de gênero.

Como funciona o programa?

As mentoradas da primeira rodada do programa, selecionadas por meio de sorteio entre as interessadas, deverão preencher questionários e formulário de consentimento de dados para uma futura avaliação de impacto do programa.  O detalhamento da jornada de mentoria será divulgado futuramente.

Dúvidas? Enviar para econecta.mentoria@gmail.com