Podcast EconomistAs

A economia de forma descomplicada, trazida em formato bate-papo com economistAs mulheres e seus convidados, ampliando o espaço de debate das mulheres economistas e mostrando para as jovens mulheres que economia também é coisa de mulher. O podcast é apresentado por Laura Karpuska e Paula Pereda.

Laura Karpuska é professora de economia no Insper. Sua área de pesquisa é economia política. Laura tem graduação pela FEA-USP e Ph.D. pela Universidade do Estado de Nova York em Stony Brook.

Paula Pereda é professora de economia na FEA-USP. Sua área de pesquisa é avaliação de políticas públicas em meio-ambiente, saude e gênero. Paula tem PhD pela Universidade de São Paulo e foi pesquisadora visitante da Yale University.

Ouça todos os episódios aqui em seu aplicativo favorito ou abaixo:

Episódio 57 - Rafaela Nogueira: a academia e o mercado privado

Neste episódio falamos com a Rafaela Nogueira sobre trajetória profissionais diferentes, o uso do ferramental acadêmico fora da academia, personalidade e adequação no ambiente profissional e sobre acreditar na sua trajetória.

Episódio 56 - Maria Oaquim: penalidades da maternidade no mercado de trabalho

No episódio de hoje conversamos com a Maria Oaquim um pouco antes dela embarcar em uma nova aventura nos EUA. Ela nos contou sobre os resultados da sua dissertação de mestrado, que aborda as penalidades da maternidade no mercado de trabalho. Ela também comparou as evidências do Brasil com outros países e discutiu políticas públicas e ações para reduzir os diferenciais encontrados. Vale a pena conferir!

Episode 55 - Laura Karpuska e Paula Pereda: especial de 2 anos

Hoje a Laura e a Paula fizeram uma edição especial para comemorar os 2 anos do podcast. Elas contaram como surgiu a ideia da criação do canal e o que aconteceu nesses dois anos. No final, deixaram um recado para que todos participem do podcast com sugestões. Foi um bate-papo muito especial.

Episódio 54 - Juliana Rosa: jornalismo e economia

No episódio de hoje recebemos a Juliana Rosa para falar sobre o papel do jornalismo na educação em economia. A Juliana contou como ela construiu a carreira de jornalista econômica e como planeja sua comunicação acessível de temas difíceis. Além da sua interessante trajetória, ela também fala da importância da confiança e respeito na relação entre o jornalista e suas fontes. Vale a pena conferir!

Episódio 53 - Renata Café: contas públicas e orçamento

Recebemos a Renata Café para falar sobre contas públicas e orçamento. Ela explica como funciona o orçamento no Brasil e como podemos melhorar a qualidade do orçamento para melhorar a vida das pessoas. Ela também conta a importância da universidade e o seu processo de amadurecimento para estudar economia.

Episódio 52 - Renata Narita: economia do trabalho

Neste episódio a Renata Narita nos contou sobre sua agenda de pesquisa. Ela tem contribuições teóricas e empíricas importantes na área de economia do trabalho, principalmente incorporando especificidades do mercado de trabalho de países subdesenvolvidos. Além de contar os principais achados de sua pesquisa, ela também compartilhou detalhes de sua trajetória e deixou uma dica muito valiosa para jovens economistas. Vale a pena conferir!

Episódio 51 - Fabiana Tito: regulação e concorrência

Neste episódio conversamos com a Fabiana Tito, consultora expert em economia da regulação e concorrência. Ela fala como suas experiências na faculdade e em autoridades da concorrência a inspiraram na área. E também discorre sobre a contribuição do economista na área regulatória e da concorrência e os desafios enfrentados por mulheres nessa área.

 

Episódio 50 - Ana Maria Bianchi: metodologia econômica e pluralismo

Neste episódio, a Ana Maria nos contou sobre a sua trajetória dinâmica dentro da Economia. Ana tem excelentes contribuições para a metodologia da economia, a História do Pensamento Econômico e a Economia Comportamental. Ela fala também da importância do pluralismo na economia e do caráter inovador da área de Economia Comportamental. Ela deixa um recado positivo sobre a profissão de economista e deixa uma dica valiosa para os mais jovens: errem mais para aprender coisas novas!

 

Episódio 49 - Monica Viegas: Economia e Saúde

Neste episódio a Monica nos conta como virou pesquisadora na área de economia da saúde, sobre a oferta de bens e serviços médicos na pandemia e sobre a organização do sistema de saúde brasileiro. Além de compartilhar sua trajetória conosco, ela também fala sobre as perspectivas para o SUS nos próximos anos.

 

Episódio 48 - Eliana Cardoso: Especial EconomistAs Pioneiras

Neste episódio, a Dolores e a Paula conversaram com Eliana Cardoso. Economista de formação, Eliana é uma das pioneiras da inserção da visão feminina no campo da economia. Nesta entrevista, ela conta sua trajetória como economista, fala sobre maternidade, o casamento, com o também economista Rudi Dornbusch, e o novo caminho de carreira que começou a traçar na maturidade.

 

 

Episódio 47 - Fernanda Estevan: Economia e Educação

Neste episódio a Fernanda Estevan nos contou como resolveu estudar Economia e falou também sobre a sua passagem pelo centro acadêmico da FEA-USP, o CAVC. Seu anseio em entender e melhorar a desigualdade social no Brasil a levou a estudar educação. Entre vários assuntos, ela nos contou sobre as evidências científicas relacionadas às ações afirmativas no Ensino Superior brasileiro e sobre o impacto de gastos em educação sobre os alunos.

 

 

Episódio 46 - Adriana Amado: história econômica e pluralismo na ciência

Neste novo episódio do podcast das economistAs a Paula Pereda e a Maria Dolores Diaz conversaram com Adriana Amado, professora da UnB. Ela nos conta desde a importância da  formação em história econômica no ensino médio até sua riquíssima experiência no PhD pela University College London tendo sido orientada por Victoria Chick. Fala também sobre as suas pesquisas na área de economia monetária e vulnerabilidade financeira. E a importância do pluralismo na ciência em todas as dimensões, ou seja, de distribuição de renda, de gênero, cor, de linha teórica!

 

Episódio 45 - Lenina Pomeranz: especial economistAs pioneiras

Neste novo episódio do PodCast das economistAs nossa conversa é um pouco diferente. Falamos com a professora Lenina Pomeranz sobre sua trajetória surpreendente e contribuição inovadora como uma de nossas economistas pioneiras. A visita foi ao túmulo do autor do livro dr. Jivago, Boris Pasternak. Por este livro ganhou um Nobel que não pode receber, porque não foi autorizado pelo governo soviético a viajar para recebê-lo. Consulte o livro publicado pela Lenina mencionado no episódio aqui.

E próxima de completar 89 anos sua mensagem para a jovem Lenina é inspiradora e emocionante!

 

 

Episódio 44 - Ana Fava: lideranças femininas e COVID-19

Nesse episódio, conversamos com a Ana fala sobre as diferenças de atuação de governantes homens e mulheres na pandemia de COVID-19. Em seu estudo com colegas, ela encontra que as taxas de infecção e a mortalidade por COVID foram menores para os países liderados por mulheres.  Ela também conta sobre sua pesquisa que avalia como as desigualdades de gênero limitam o desenvolvimento humano. Por fim, divide conosco a sua experiência de atuar no Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (GeFam).

 

Episódio 43 - Vilma Pinto: o orçamento, as instituições fiscais independentes e diversidade intelectual

Neste novo episódio do podcast das economistAs falamos com a Vilma Pinto sobre a trajetória dela, a importância de entendermos e monitorarmos o orçamento público e sobre a importância da diversidade de foco na nossa construção intelectual.

 

 

Episódio 42 - Cris Schmidt: pobreza menstrual e políticas públicas

Neste episódio das EconomistAs, conversamos com a Cris Schmidt, atual Secretária de Economia do Estado de Goiás, sobre pobreza menstrual, vulnerabilidade social e políticas públicas no Brasil. Ao fim, a Cris nos falou da importância da economia política para a implementação de políticas públicas, assim como de se ter resiliência para progredir na carreira.

 

 

Episódio 41 - Ingrid Barth: empreendedorismo e mercado financeiro

Neste novo episódio do podcast das economistAs falamos com a Ingrid Barth. Ela é cofundadora e COO do Linker, um banco digital focado em pequenas e médias empresas. A Ingrid contou como foi sua empreitada até agora, quais foram os desafios enfrentados como uma mulher no mercado financeiro e deixou uma dica para as jovens ouvintes do podcast.

 

 

Episódio 40 - Raphael Bruce: mulheres da poítica e os homens no debate feminista

No novo epsódio do podcast das economistAs falamos com o Raphael Bruce sobre o trabalho dele com Alexsandros Cavgias, Luis Meloni, Mario Remigio, “Under Pressure: Women’s Leadership During the COVID-19 Crisis” que mostra a melhor atuação das mulheres prefeitas no combate à pandemia no Brasil. Discutimos também quais mecanismos podem estar por trás desse resultado. Além disso, falamos sobre o papel dos homens nos debates sobre feminismo e como os colegas homens da profissão podem colaborar para um ambiente mais diverso.

 

 

Episódio 39 - Nathalia Alves: direitos humanos, corrupção e interdisciplinariedade

Neste episódio falamos com a cientista social Nathalia Alves. A Nathalia nos contou a trajetória profissional dela até ser consultora da ONU. Falamos também sobre a importância do debate de direitos humanos, sobre a ligação entre corrupção e direitos humanos e sobre como os economistas podem ajudar neste debate.

 

 

Episódio 38 - Branca Vianna: podcasts, feminismo e participação dos homens no debate de gênero

Temos episódio especial no podcast das economistAs com a Branca Vianna, fundadora e presidente da Rádio Novelo e apresentadora e idealizadora dos podcasts Praia dos Ossos e Maria Vai Com as Outras. Falamos com a Branca sobre o processo de criação tanto do Maria Vai Com as Outras como do Praia dos Ossos, de feminismo e da participação dos homens nesse debate.

 

 

Episódio 37 - Paula Vedoveli: história, economia e mercado financeiro

Falamos com a historiadora Paula Vedoveli sobre a importância da história para a economia, sobre o surgimento do mercado de crédito público na América Latina e sobre impessoalidade no mercado financeiro. A Paula também contou sobre a trajetória profissional dela e deixou um recado para os jovens ouvintes do podcast.

 

 

Episódio 36 - Paula Tavares: empoderamento econômico da mulher

Neste episódio do podcast das economistAs, falamos com a Paula Tavares, sobre empoderamento econômico da mulher, pandemia e impacto nas mulheres com filhos, iniciativas que países diferentes adotaram para combater a violência contra a mulher durante a pandemia.

 

 

Episódio 35 - Lara Mesquita: o sistema eleitoral no Brasil

No novo episódio do podcast das economistAs a gente conversou com a cientista política Lara Mesquita. A Lara explicou como funciona nosso sistema eleitoral atual, o que a reforma política de 2017 mudava e quais são as propostas de novas mudanças que estamos vendo frequentemente.

 

 

Episódio 34 - Renan Pieri: mulheres nas eleições e "role models"

Neste novo episódio do podcast das economistAs a gente falou com o Renan Pieri sobre o tema de mulheres na política. Em artigo recente com que o Renan escreveu com Avarte e Firpo, os autores encontram que a performance de políticas mulheres impacta engajamento político de jovens mulheres. Discutimos os mecanismos potenciais por trás desse resultado e falamos também sobre a carreira do Renan e a percepção dele a respeito de diferenças de gênero na carreira.

 

 

Episódio 33 - Marilia Firmiano: políticas públicas com evidência

Neste novo episódio do podcast das economistAs a gente falou com a Marilia Firmiano sobre políticas públicas com evidência, mercado de trabalho, gênero e maternidade.

 

 

Episódio 32 - Especial com Debora Freire e Marina Marinho: taxação de dividendos e reforma tributária

Falamos com as especialistas Debora Freire e Marina Marinho para falar sobre a taxação de dividendos. O Brasil é um dos poucos países no mundo que não tributa dividendos. Ao que parece, o governo sugeriu que dividendos fossem tributados em 20%. A receita estima que isso levantaria quase R$80bi em receitas tributárias. As analistas trouxeram pontos interessantes a respeito da tributação de dividendos e debateram também outros aspectos importantes de reformas tributárias necessárias para o Brasil.

 

 

Episódio 31 - Especial de 1 ano de podcast das EconomistAs

O podcast das economistas fez um ano. Foram 31 entrevistas feitas nos últimos meses, muita coisa legal debatida, muito aprendizado com nossas super entrevistadas e muita alegria em um ano tão difícil para o Brasil e para o mundo. Muito obrigada por terem nos acompanhado. Neste episódio a gente vai ouvir o compilado de respostas a uma das nossas perguntas favoritas: o que você falaria para sua versão jovem se pudesse voltar no tempo? Infelizmente, nem todas as entrevistadas responderam. As respostas ouvidas são da: Livia de Gouvea; Patricia Ellen; Ana Maria Barufi; Renata Gukovas; Renee Bowen; Cecilia Machado; Maria Xose San Martin; Laura Carvalho; Deirdre McCloskey; Cassiana Fernandez; Elena Landau; Luiza Nassif; Priscilla Tavares; Bruna Pugialli; Joana Monteiro; Cristine Pinto; Regina Madalozzo; Laura Karpuska e Bel Santos.

Um agradecimento especial do nosso engenheiro de som, Fernando Ianni, que preparou este compilado como um presente para a gente. Obrigada, Ianni!

 

 

Episódio 30 - Regina Madalozzo:ascenção profissional da mulher, a pandemia e normas sociais

No episódio de hoje do podcast das economistAs, a gente falou com a Regina Madalozzo. Falamos do impacto na pandemia no emprego, no trabalho doméstico e na violência doméstica. A Regina contou também o que ela acha sobre o impacto de normas sociais na divisão de tarefas no domicílio e sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam para ascenderem profissionalmente – e o que podemos fazer para melhorar essas condições.

 

 

Episódio 29 - Priscilla Tavares: educação, oportunidades e a pandemia

Neste episódio falamos com a economista Priscilla Tavares. Ela contou sua trajetória como economista, falou sobre políticas públicas para educação, desperdício de oportunidades e o impacto da pandemia na educação dos brasileiros. A Priscilla também deixou um recado para as jovens economistas, para confiarem na sua percepção a respeito de que caminho seguir.

 

 

Episódio 28 - Violência, educação e fazer a diferença

Hoje falamos com a Joana Monteiro sobre violência, educação e querer fazer a diferença durante nossa trajetória profissional. A Joana falou sobre políticas públicas que visam diminuir a violência no Brasil, o impacto da violência da educação, o  Estado como monopolista da violência e concentração geográfica de crimes.

 

 

Episódio 27 - Bruna Pugialli: gênero, educação superior e mercado de trabalho

Neste episódio falamos com a Bruna Pugialli sobre gênero, educação superior e mercado de trabalho. Bruna nos contou de algumas descobertas de suas pesquisas, entre elas a de que ter mais colegas mulheres e professoras na graduação de economia afeta positivamente vários resultados das alunas no mercado de trabalho. Além disso, ela comenta sobre diferenças de gênero no contexto do vestibular e sobre os diferentes efeitos entre homens e mulheres de composição de gênero em turmas de ensino médio. Ela termina com um recado especial: valorize a representatividade e busque se colocar no lugar do outro!

 

 

Episódio 26 - Livia Gouveia: mulheres no mercado de trabalho e redes de apoio femininas

Nesse episódio conversamos com Livia Gouvea sobre os efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho feminino. A Livia nos falou sobre perspectivas do teletrabalho, desigualdades de gênero no mercado de trabalho como promotoras de ineficiência, disperdiçando talentos. Ela também comentou sobre a importância em distinguirmos empreendedorismo feminino por vocação ou por falta de alternativas. A Livia terminou o podcast com um recado especial para as jovens economistAs: construam suas redes de apoio femininas o quanto antes!

 

 

Episódio 25 - Mariana Gontijo: mulheres líderes e mudanças comportamentais decorrentes da pandemia

Neste episódio do podcast das EconomistAs falamos com a economista Marina Gontijo. Ela contou a trajetória dela na economia, a importância dos modelos femininos e sobre como estão os brasileiros durante a pandemia de COVID. Ela coordena a pesquisa de sentimento de consumo feita pela consultoria no Brasil durante a pandemia e contou os resultados sobre renda, endividamento e saúde mental. Ela terminou com um recado para os brasileiros com base nos resultados da pesquisa que coordena: é preciso se reinventar sempre. Para os resultados da pesquisa clique aqui.

 

 

Episódio 24 - Sandra Rios: a Carta dos Economistas

Neste episódio falamos com a Sandra Rios sobre a carta que ficou conhecida como a “Carta dos Economistas”. Foi um documento aberto à sociedade que uniu inicialmente economistas de diversas áreas de atuação para cobrar dos governos medidas efetivas no combate à pandemia da COVID-19. Ela conta como funcionou a elaboração da carta, sobre o o falso dilema entre salvar vidas e garantir o sustento da população vulnerável e sobre a repercussão da carta.

 

 

Episódio 23 - Elena Landau: economia, direito, liberdade e persistência

Neste episódio do podcast das economistas falamos com a economista e advogada Elena Landau. Ela contou a trajetória dela na economia e no direito, sua participação nos governos Itamar e FHC como diretora da área responsável pelo Programa Nacional de Desestatização, sua inclinação para trabalhar ativamente com políticas públicas e como foi sua experiência como mulher nos espaços que ocupou. Ela terminou com um recado para as mulheres que ouvem o podcast: não desistam, sigam firmes naquilo que vocês acreditam.

 

 

Episódio 22 - Cassiana Fernandez: mulheres no mercado financeiro, divergências e o Brasil

No novo episódio do podcast das economistAs falamos com a economista Cassiana Fernandez. Ela nos contou a trajetória dela na economia desde seu primeiro estágio até se tornar a economista chefe do J.P. Morgan no Brasil. A Cassiana nos contou como é ser mulher no mercado financeiro, a importância de grupos que estimulem mais mulheres no setor e como é ser uma economista que, muitas vezes, discorda do consenso. Ela também nos deu a opinião dela sobre o Brasil atual e deixou uma mensagem de otimismo para as jovens mulheres da profissão.

 

 

Episódio 21 - Especial visibilidade feminina: Laura Carvalho, Laura Karpuska e Solange Srour

No nosso episódio especial de hoje, a gente falou com a Laura Carvalho, Laura Karpuska e Solange Srour sobre visibilidade das mulheres na economia. Elas contaram sobre a importância de iniciativas que dêem voz às mulheres e as reconheçam como profissionais bem sucedidas em suas áreas, sobre a importância da união entre mulheres, do acolhimento e da perseverança.

As três foram indicadas ao prêmio “Mulheres que Transformam“.

 

 

Episódio 20 - Deirdre McCloskey: liberdade, oportunidade e o movimento LGBT+

Nesse episódio, a Professora Deirdre Mccloskey conversou com a gente sobre a incongruência de um liberalismo que defende a repressão das liberdades individuais, sobre a liberdade como força motriz da economia, como geradora de idéias que impulsionam o capital e o trabalho, sobre o programa de vacinação nos EUA e sobre o papel dela como uma defensora dos direitos LGBTS.

 

Episódio 19 - Luiza Nassif: economia do cuidado e diversidade de pensamento na economia

Nossa convidada de hoje é a Pesquisadora Luiza Nassif. Falamos sobre economia do cuidado, desigualdades de gênero e diversidade de pensamento dentro da economia. A Luiza também contou para a gente sobre a experiência dela como mulher na academia, sobre o apoio de outras mulheres na vida profissinal dela e sobre a consciência de discriminação.

 

Episódio 18 - Cristine Pinto: economia empírica, teórica e ousadia

Nossa convidada de hoje é a Professora Cristine Pinto. Falamos sobre a carreira acadêmica, como aliar o trabalho de pesquisa teórico com discussões relevantes para o trabalho aplicado, sobre a importância das habilidades socio-emocionais e de redes sociais. A Cristine também falou sobre mentoria, sobre percepções a respeito de desigualdades de gênero e ousadia.

Episódio 17 - Dolores Diaz, Laura Karpuska e Paula Pereda: retrospectiva 2020

No primeiro episódio de 2021, a Dolores, a Laura e a Paula se juntou numa mesa redonda virtual para fazer uma retrospectiva do podcast das economistAs em 2020, que foi o primeiro ano do podcast e que contou com 20 mulheres incríveis que falaram não apenas de temas importantes para a economia como também compartilharam um pouco da vida delas, nos ajudando a entender como a gente pode se ajudar nesse caminho profissional que ainda é tão masculino.

Episódio 16 - Natalie Victal e Laura Karpuska: accountability, orçamento e a voz feminina

O episódio final do ano do podcast das economistAs teve um entrevistadora especial: a Natalie Victal, economista da Garde Asset. A Natalie entrevistou a Laura Karpuska, que trocou de lado e falou de accountability político, orçamento público, a importância, e os problemas, das despesas mandatórias e também contou um pouco da sua trajetória como economista.

Episódio 15 - Patricia Ellen: lideranças femininas e o enfrentamento da crise

No episódio de hoje a gente falou com a Patricia Ellen. Ela contou um pouco para a gente da trajetória pessoal dela, de como ela acha que podemos motivar mais lideranças femininas e falou sobre a atuação dela no Gabinete de Crise no Enfrentamento ao Coronavírus do Estado de São Paulo como secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico em São Paulo, sobre desigualdades de gênero e econômicas.

Episódio 14 - Cecília Machado: Mercado de Trabalho, Maternidade e Aborto

Nesse episódio conversamos com a Professora Cecília Machado sobre mercado de trabalho, maternidade e paternidade, a pílula anticoncepcional e, também, sobre aborto. Nossa entrevistada também deu uma aula de como nós economistas olhamos para essas questões tão importantes e mostrou, ao vivo, a divisão de trabalho entre filhos e uma entrevista para nosso podcast.

Episódio 13 - Maria Xosé Sanmartin: economia da saúde

No episódio de hoje a gente falou com a Maria Xose Sanmartin, Professora da Universidade de Hofstra nos Estados Unidos. A Maria é especialista em economia da saúde, o que significa que ela estuda questões relacionados a área da saúde usando ferramentas econômicas.  A Maria contou para a gente um pouco sobre a crise de saúde do uso de opióides nos Estados Unidos e seus desdobramentos sociais e raciais. Ela também trouxe para a gente um pouco da perspectiva dela sobre ser uma mulher latina nos Estados Unidos e sobre a importância da persistência na carreira acadêmica. Tradução do pocast aqui.

Episódio 12 - Karina Fasson e Maria Dolores Diaz: A Primeira Infância e a Reabertura das Creches e Pré-escolas

Neste podcast conversamos com a Maria Dolores Diaz e com a Karina Fasson sobre a importância da primeira infância e sobre a reabertura das creches e pré-escolas na pandemia da COVID-19. Em abril deste ano, 192 países fecharam as escolas e universidades, impactando 90% dos alunos no mundo. Em setembro, ainda restavam 46 países com escolas fechadas, sendo o Brasil um deles. A reabertura das escolas com segurança têm sido um tema bastante discutido no país por conta da importância da escola e interação entre alunos e, também, para a retomada plena ao mercado de trabalho das famílias, principalmente das mulheres. Nossas convidadas também falaram sobre os estudos de neurociência e de economia para a primeira infância.

Episódio 11 - Bel Santos: poder transformador da literatura

No novo episódio do podcast das economistAs a gente falou com a Bel Santos. A Bel contou para a gente a trajetória dela como educadora focada em fazer do conhecimento não um privilégio, mas um direito de todos. Ela falou do poder transformador da literatura, expandindo nossas possibilidades e nosso repertório. Ela também trouxe a visão dela de educadora social sobre o papel dos economistas no debate de políticas públicas, chamando os economistas para trazerem mais vozes e olhares para o nosso mundo. “Como é que eu posso pensar uma economia apenas em cima de um padrão de vida, de humanidade? Não existe esse padrão. Como eu posso pensar publicas sem conhecer o que se passa nas bordas das cidades, sem saber o que se dá dentro dos espaços íntimos das vidas das pessoas, o que acontece dentro das casas?”

Episódio 10 - Laura Carvalho: O papel do Estado na pandemia

Nesta semana, conversamos com a Professora Laura Carvalho, que acabou de lançar o livro “Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado”, no qual apresenta cinco funções do Estado que a #pandemia ajudou a revelar. Ela explica como uma crise, que começou na esfera da saúde pública, movimentou os agentes econômicos, destacando os resultados das ações. Segundo ela, o Brasil foi bem sucedido na área da manutenção de renda, com o auxílio emergencial. A PNAD-Covid19 mostra que o país foi capaz de neutralizar a perda de renda das famílias mais pobres. No entanto, as estratégias para preservação de empregos e cessão de crédito aos pequenos negócios não foram eficazes.

Episódio 9 - Claudio Ferraz: accountability político e diversidade na economia

Neste episódio falamos com o Claudio Ferraz, professor da PUC-Rio e da UBC no Canadá. A gente conversou com o Claudio sobre como a gente pode monitorar a atuação dos políticos, qual o papel da mídia social nesse processo numa democracia e sobre como anda o processo de accountability político no Brasil. A gente também falou sobre duas coisas muito importantes, que estão no coração da nossa motivação para fazer esse podcast. A gente discutiu o quão plural a economia é – que os economistas não estudam só macroeconomia e eficiência, mas também política, desigualdade e políticas públicas – e como essa diversidade de temas é importante para aumentar a diversidade e a representatividade na profissão. Além disso, o Claudio trouxe para a gente a perspectiva dele sobre a desigualdade de gênero na nossa profissão, quando ele notou esse gap, como nós podemos ajudar a reduzi-lo e falou também da importância da mentoria na academia.

Episódio 8 - Renee Bowen: economia política

Nosso episódio de hoje contou com a participação da economista Renee Bowen. A Renee é uma teorista que estuda questões relacionadas a economia política e a economia internacional. Na nossa conversa, a gente conversou sobre o que é economia política, polarização e mídias sociais, a fronteira da microeconomia e sobre como nós, economistas, podemos melhorar nossa participação no debate sobre questões raciais. A Renee também nos trouxe um pouco sobre a trajetória dela e sobre a importância de ter e ser um mentora. O podcast foi gravado em inglês, mas o link para o transcript traduzido está postada no feed aqui. Obrigada Simone Leitão pela tradução.

Episódio 7 - Especial profissão de economista com Ana Maria Barufi e Renata Gukovas

Dia 13 de agosto foi dia da e do economista. Aproveitamos a data para gravar um especial com Ana Maria Barufi e Renata Gukovas, que contaram um pouco para a gente sobre a trajetória delas como economistas, por que escolheram a carreira, quais escolhas profissionais elas fizeram e o que elas fazem hoje. 

Guia dos economistas – por Ana Luiza Pessanha, Maria Oaquim, Mariana Moura e Rebeca Vitelbo World Development Report 2015: Mind, Society, and Behavior e seu sumário em português.

Episódio 6 - Elizabeth Farina: economia e sustentabilidade

Falamos com a Elizabeth Farina sobre o papel do Brasil no debate global sobre sustentabilidade. Ela lembra que o país já esteve na liderança desse processo. A experiência de sucesso no desenvolvimento de biocombustíveis, como o etanol, atraiu atenção para o potencial brasileiro. Para o Brasil retomar o protagonismo no tema, é preciso debater o desmatamento, investir na expansão das energiasrenováveis e fomentar o mercado de carbono.

Episódio 5 - Zeina Latif: conjuntura econômica na pandemia

A gente falou com a economista Zeina Latif sobre conjunta econômica brasileira durante a pandemia. Ela nos contou o que ela achou das respostas do governo federal e do legislativo para combater a crise econômica intensificada pela crise sanitária, sobre quais prioridades o Brasil deveria ter no pós pandemia e sobre a recente atuação do Banco Central do Brasil. A gente também ouviu da Zeina que dicas ela daria para as jovens mulheres que estão pensando em economia, falando da importância que ela vê numa formação sólida, em ter foco profissional e em estimular meninas a saberem que, matemática e lógica, também é para elas.

Episódio 4 - Especial FUNDEB com Filomena Siqueira, Talita Nascimento e Tassia Cruz

Semana passada a Câmara dos Deputados aprovou em dois turnos o novo FUNDEB. Quer saber o que é o FUNDEB e os prós e contras do que foi votado? A gente chamou três especialistas em educação para explicar o que é o fundo e debater sobre sua eficácia, foco e sobre os próximos passos da educação pública no Brasil.

Episódio 3 - Deputada Tabata Amaral: mulheres na política

Nesse episódio a gente conversou com a Deputada Tabata Amaral sobre o papel das mulhereS (com S grande como a Deputada disse, pois somos diversas) na política, a importância da educação, de perspectivas e sonhos e recebemos uma crítica construtiva de como nós, economistas, podemos melhorar nossa participação no debate de políticas públicas.

Episódio 2 - Especial com Paula Pereda: violência doméstica na quarentena

Este é um episódio especial focado em violência doméstica durante a pandemia e para falar disso, a gente fez a Paula Pereda trocar de lado e ser nossa entrevistada. A Paula vai trazer alguns dados sobre violência doméstica, explicar um pouco o que pode se caracterizar como violência e explicar as consequências danosas da violência doméstica na sociedade.

Episódio 1 - Ana Carla Abrão: a reabertura de São Paulo

No primeiro episódio do podcast das economistAs, a gente conversa com a Ana Carla Abrão, coordenadora hoje do “Plano São Paulo” de reabertura gradual do Estado de São Paulo e sócia da Oliver Wyman. A Ana Carla contou para a gente como ela se envolveu com o plano de reabertura, quais parâmetros eles tem monitorado nessa reabertura, quais desafios a reabertura coloca, como a desigualdade brasileira foi ainda mais escancarada durante a pandemia e que reflexões que esta situação nos trouxe. A gente também prometeu deixar links de podcasts legais que abordam a questão da mulher: Mamilos – jornalismo de peito aberto Ideias Negras Mathildas Maria Vai com as Outras. Tem algum podcast ou um link legal para recomendar para adicionarmos na lista? Fale com a gente pelas redes sociais.