EconomistAs na Mídia

Boletim Fipe Informações

Temas de Economia aplicada (novembro 2017): Foi analisada a representatividade de mulheres em diferentes áreas do conhecimento nos anos de 2010 e 2015, utilizando dados do Censo da Educação Superior. Clique aqui para ler na íntegra.

Temas de economia aplicada (dezembro 2017) – EconomistAs (Brazilian Women in Economics): Foi analisada a representatividade de mulheres em diferentes áreas do conhecimento nos anos de 2010 e 2015, utilizando dados do Censo da Educação Superior. Clique aqui para ler na íntegra.

Mulheres na FEA: Análise do Desempenho Escolar

Diversidade de Gênero: a FEA em Números – Parte I (maio 2019). Foi avaliada a participação das mulheres na graduação da FEA, olhando para os diferentes cursos e diferenciando alunos e alunas no que diz respeito ao desempenho, conclusão e razões para abandono. Clique aqui para ler na íntegra.

Diversidade de Gênero: a FEA em Números – Parte II (junho 2019).   Foram apresentadas algumas regressões econométricas para verificar se o gênero está relacionado com o desempenho do aluno, medido por meio da nota final e aprovação na disciplina. Clique aqui para ler na íntegra.

Terraço Econômico: A Participação Feminina na Carreira em Economia

Participação de Fabiana Rocha, Maria Dolores Diaz e Paula Pereda

Por que há uma baixa porcentagem de mulheres na Economia, apesar da crescente inserção delas em cursos de ensino superior no Brasil? Por que, mesmo quando há mulheres na área, a progressão de carreira é difícil? Como a maior participação de mulheres pode impactar positivamente as políticas públicas, para além da igualdade? Para responder essas perguntas, Fabiana Rocha, Maria Dolores Diaz e Paula Pereda analisam a porcentagem de mulheres nos cursos de  graduação e pós em Economia, bem como submissão de trabalhos ao Encontro Brasileiro de Economia (ANPEC). Clique aqui para ler na íntegra.

Folha de S. Paulo: Economistas apostam em podcasts para levar temas da área a público mais amplo

O Podcast EconomistAs saiu em uma reportagem da Folha de S. Paulo que apresenta podcasts da área de Economia que levam discussões econômicas para uma gama maior de pessoas. Clique aqui para ler na íntegra.

 

Jornal da USP: Professoras da USP criam programa de mentoria voltado para economistas mulheres

Grupo de Pesquisa da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP busca apoiar mulheres da área de economia a progredir nos diversos estágios da carreira. Clique aqui para ler na íntegra.

 

Revista Pesquisa FAPESP: O lugar da mulher na economia

A notícia divulga artigo sobre as diferenças de gênero na carreira acadêmica em economia no Brasil, escrito por Fabiana Rocha, Paula Pereda, Liz Matsunaga,
Maria Dolores Montoya Diaz, Renata Narita eBruna Borges e recém-publicado no colombiano Cuadernos de Economía. Clique aqui para ler na íntegra.

 

Site da FEA: Grupo EconomistAs busca ampliar presença feminina na área de economia

As professoras Paula Pereda, Dolores Montoya e Fabiana Rocha, coordenadoras do grupo EconomistAs, participaram de uma matéria para o site da FEA, contando sobre como o grupo foi criado e as principais atividades que são desenvolvidas.

Trechos da matéria:

“A gente viu essa movimentação lá fora e no Brasil ainda não tinha nenhum grupo para estudar essa representatividade de mulheres na área de economia. Com base nisso a gente começou as atividades do grupo, levantando mais dados para entender de que forma essa sub-representação acontece e as causas dela”, relata a professora Paula Pereda.

“Por que é importante estudar gênero?”, questiona a professora Maria Dolores, que responde: “ter mulheres professoras têm resultados diferentes. As alunas fazem escolhas diferentes a partir do momento em que elas estão mais expostas a docentes mulheres. Ter mulheres em posições de destaque tem impacto sobre as escolhas individuais de alunas e de jovens”

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

Este site é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), especificamente pela categoria Assistência Técnica III.