A economista Deirdre N. McCloskey é nossa convidada do novo episódio do podcast das EconomistAs. Ela é Distinguished Professor na Universidade de Illinois, em Chicago, e se formou em Harvard. Já publicou mais de 400 artigos e editou 25 livros.
Prof. McCloskey e Laura Karpuska falaram sobre liberdade, vacinação e direitos LGBT. McCloskey conta que, quando adolescente, era socialista. Isso a motivou a seguir a carreira de economista, pois sua motivação central era ajudar a população pobre.
Gradualmente, ela foi migrando para ser uma liberal, no sentido europeu do termo. Segundo ela, o termo “liberal” tem significados diferentes que variam de acordo com o lugar onde ele está sendo empregado.
O liberalismo não diz respeito apenas a não-intervenção do Estado da Economia, mas também na vida privada das pessoas. Além disso, a professora discute como o direito de permissão é essencial para o desenvolvimento de um país e enriquecimento das pessoas.
McCloskey pontua que a vacinação nos Estados Unidos deveria acontecer pelo mercado, com o governo disponibilizando vouchers para a população pobre.
Ao relembrar sua trajetória, a economista comenta que sua transição de gênero foi chocante para algumas pessoas e que ela sentiu como uma mulher era tratada a partir do momento em que homens ignoravam suas afirmações. Ouça o episódio na íntegra aqui: