Deputada Tabata Amaral fala sobre mulheres na política

Por Ediane Tiago*

A deputada federal por São Paulo Tabata Amaral teve uma conversa realista e inspiradora com EconomistAs Laura Karpuska e Paula Pereda no podcast de hoje. Criada na Vila Missionária, periferia da Zona Sul de São Paulo, ela só descobriu que poderia sonhar quando ganhou uma bolsa para estudar em escola particular. “Foi a primeira vez que me perguntaram qual era o meu sonho”, diz.

Ela agradece à escola pública e, especialmente, a uma professora, chamada Simone, o estímulo para participar de Olimpíadas de Matemática. Ao receber a medalha de prata na etapa nacional, Tabata chamou a atenção de uma rede privada de ensino. Quando descobriu que podia sonhar, mergulhou ainda mais nos estudos e, anos mais tarde, foi aprovada, com bolsa integral, em seis universidades de prestígio nos Estados Unidos. Escolheu Harvard para cursar Ciências Políticas e Astrofísica.

“Eu tive oportunidade e vi a educação transformar a minha vida”, afirma. Hoje ela luta por uma educação de qualidade para todos e pelo aumento da participação da mulher na política – um movimento necessário para equilibrar visões e reduzir as desigualdades sociais e de gênero no país.

Vai lá escutar, que o episódio de hoje é imperdível.

*Ediane Tiago é jornalista especializada na cobertura de ciência, tecnologia e inovação e colaboradora do EconomistAs.