Podcast: Natalie Victal e Laura Karpuska conversam sobre accountability, orçamento e a voz feminina

O último episódio do ano do podcast das EconomistAs realizou uma inversão de papéis: Laura Karpuska, integrante do grupo e a responsável por conduzir a maior parte das entrevistas, irá ser entrevistada pela Natalie Victal, economista da Garde Asset. Laura é PhD em Economia pela Stony Brook University. Sua área de pesquisa é a Economia Política, especialmente em como “países podem elaborar incentivos para regular as negociações de  orçamento político, visando o aumento do bem-estar e a redução de desigualdades” (https://laurakarpuska.wordpress.com/).

Laura lembra que sua escolha pela Economia se deu pela influência de um amigo (antes, ela se imaginava em uma carreira mais voltada para Humanas, como Letras ou Filosofia). No início da graduação, a jovem estudante se deparou com a falta de referenciais, e aos poucos teve em suas professoras e outras teóricas modelos a se espelhar.

Ao falar sobre sua área de pesquisa,  a economista salienta como o orçamento público é um facilitador do accountability político (monitoração de governos). De acordo com ela, a checagem de promessas de campanha dos políticos é insuficiente para analisar a eficiência de uma gestão. Avaliar o orçamento é uma estratégia que demonstra as escolhas políticas de maneira mais elucidativa. Laura também fala sobre as despesas mandatórias e como elas poderiam contribuir para beneficiar a sociedade brasileira como um todo, e não apenas um grupo de interesses – considerando que o modelo atual não é factível a longo prazo.

Karpuska acredita que focalizar os gastos públicos é um dos maiores desafios do Brasil, sobretudo neste período de pandemia: gastar mais não significa atingir resultados eficientes. Como exemplo positivo, a pesquisadora cita uma cidade-modelo no que diz respeito a investimento em educação: Sobral, no Ceará.

Não perca o último episódio do ano e até breve.