O podcast do EconomistAs foi mencionado em duas reportagens nos últimos dias: na Folha de São Paulo, em 30/10, e no Jornal da USP, em 29/10.
Na Folha, Thais Carrança apresenta alguns podcasts sobre Economia e ressalta o quanto esse formato pode ser vantajoso para democratizar o debate sobre o tema, sobretudo neste período de pandemia, crise econômica e política. Os benefícios do modelo de áudio vêm não só pela facilidade do acesso (as novas gerações estão mais habituadas a ele, em comparação com a leitura de jornais, que muitas vezes apresentam paywall, por exemplo), mas também pela linguagem própria do podcast. Clique aqui para ler na íntegra.
“Nosso principal norte no podcast é convidar mulheres para falar sobre economia ou homens economistas para falar sobre gênero, uma forma de engajar mais o público masculino nesse debate”.
Paula Pereda, professora Dra. da FEA/USP e integrante do EconomistAs, para reportagem de Thais Carrança, Folha de São Paulo. 30.10.2020
Já o Jornal da USP chama atenção para o envolvimento da comunidade universitária com o ascensão do formato: o Brasil lidera o ranking de países que mais produziram podcasts desde o início do ano de 2020. Assim como a reportagem anterior, é destacado o quanto este modelo de áudio pode ser um aliado na divulgação do conhecimento produzido na universidade. Ao comentar assuntos complexos nesse formato, especialistas ajudam a explicar problemas e aproximam a sociedade da ciência. Clique aqui para ler na íntegra.
“Os podcasts vão ao ar quinzenalmente com mulheres tratando de questões como diferença salarial, o papel das mulheres na política, e polarização e seu impacto em políticas públicas. Para ajudar a entender a atualidade, alguns episódios já abordaram a violência doméstica na quarentena e a reabertura de creches e pré-escolas”.