Podcast: Maria Xosé San Martin fala sobre a economia da saúde

No último podcast das EconomistAs, Maria Xosé Sanmartin conversou com a gente sobre o que é a Economia da saúde, uma ramificação da área que estuda como alocar recursos para saúde em condições de ecassez. Sanmartin é uruguaia, fez doutorado na Universidade de Stony Brook e atualmente é professora na Universidade de Hofstra (EUA). A pesquisa dela mais recente é sobre opioides (uma droga encontrada na papoula e legalmente utilizada para aliviar dores intensas), como a crise causada por essa substância pode impactar famílias e o tratamento dos usuários.

Nossa convidada também falou sobre o que a levou a escolher a profissão de economista. Ela sabia que queria algo relacionado à matemática e, nos últimos dois anos do ensino médio, optou por cursar Ciências (as outras opções eram Humanas e Biologia). Apesar de gostar da área de exatas, ela sentiu falta do componente social.

Saber matemática é ótimo, mas queria usá-la como uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas. Essa foi a razão principal pela qual escolhi a Economia. Acho que ela é uma ferramenta muito importante para fazer a diferença neste mundo.

Maria Xosé Sanmartin sobre a escolha de profissão dela

A professora e pesquisadora também falou sobre como é ser uma mulher latina nos Estados Unidos, trabalhando com pesquisa. “Quando você realmente toma a decisão de se mudar para outro país, você não apenas vê a diferença, mas também vive a experiência do que realmente significa viver em lugar completamente diferente. Ir para os EUA me deu essa perspectiva e, efetivamente, me deu a oportunidade de ver que nós, latinos, somos muito parecidos”, conta. Ela também deu um conselho para meninas que sonham alto, por mais difíceis que os obstáculos sejam.

Além disso, Sanmartin  chamou atenção para os problemas de saúde mental que a pandemia e o isolamento social trouxeram, e como é possível minimizar esses danos.

O podcast foi gravado em inglês, mas você pode ler a tradução aqui.

Não deixe de conferir!