PodCast EconomistAs com Bruna Pugialli: gênero, educação superior e mercado de trabalho

No novo episódio do podcast das EconomistAs, Paula Pereda e Maria Dolores Diaz entrevistam a Bruna Pugialli da Silva Borges, graduada, mestre e doutora em economia pela FEA-USP. Além de ter ajudado a fundar e organizar do grupo das EconomistAs na USP, Bruna é hoje analista sênior de pesquisas educacionais do Instituto Unibanco.

Bruna conta que entrou na graduação ainda sem muita noção da carreira de economia mas com intenção de aliar os estudos das ciências humanas com a matemática. Ela diz que foi apenas no meio da graduação que se deu noção da profundidade da área. Ela lembra ainda que foi estagiando com avaliação de impacto de projetos sociais, onde pode juntar a teoria da econometria com seu uso prático, que decidiu seguir para o mestrado. Apesar de já haver se interessado pela economia do gênero no mestrado, é no doutorado que passa a focar mais conscientemente nesse campo que passava a se consolidar no Brasil.

Bruna explica alguns dos resultados de suas pesquisas. Analisando dados de graduação em economia na FEA-USP, Bruna encontrou evidências de que ter mais colegas ou professoras mulheres afetam resultados das alunas no mercado de trabalho. Por exemplo, ter mais colegas mulheres aumenta a participação no mercado de trabalho após a graduação, e ter mais professoras ao longo da graduação aumenta a probabilidade de alunas ocuparem cargos de diretoria futuramente. Em outros dois estudos, Bruna encontra diferenças de gênero em provas de vestibular e diferenças de composição de gênero em turmas de ensino médio nas escolhas de carreira das alunas e alunos.

Bruna comenta ainda pontos de interesse para futuras investigações. Entre eles, como redes se formam ao longo da graduação, presença de role-models no ensino médio, e a formação das habilidades socioemocionais dentro do contexto sociocultural.

Bruna termina com um recado especial de que é preciso valorizar a representatividade e tentar se colocar no lugar do outro.