Podcast: Zeina Latif discute conjuntura econômica

Por Ediane Tiago*

Zeina Latif, uma das economistas mais influentes do país, conversou com Laura Karpuska sobre conjuntura econômica, reações do governo federal à pandemia e os desafios do país para retomar o crescimento econômico.

Neste episódio do Podcast das EconomistAs, Zeina traz uma visão lúcida sobre o confronto criado, já no início da pandemia, entre economia e saúde. Para ela, este é um debate sem sentido. Afinal não existe oposição, ou escolha, entre uma coisa ou outra. “É preciso cuidar das pessoas para blindar a economia”, diz.

Zeina explica que não foi o isolamento social que prejudicou a economia. “Nós sentiríamos o impacto mesmo se não houvesse o isolamento”. Segundo ela, a pandemia deixou as pessoas com medo, o que afeta, entre outras coisas, a confiança do consumidor. “O isolamento foi a forma civilizada que encontramos para lidar com a Covid-19”, reforça.

Exemplos internacionais estudados confirmam a visão. Em relação à Covid-19, análises feitas nos Estados Unidos sobre os impactos econômicos em Minnesota (que optou pelo isolamento) e Dakota do Sul (que não adotou o isolamento) demonstram que não houve diferença no desempenho da economia. “O contexto histórico mostra que, durante a pandemia de Gripe Espanhola, a crise atingiu todos os países, independente das estratégias adotadas para proteger as pessoas. Esses dados estão demonstrados em pesquisas acadêmicas”, lembra Zeina.

No Brasil, avalia, o ponto crítico é a falta de coordenação entre a União, Estados e Municípios para estabelecer estratégias mais eficientes de combate à pandemia. “Faltou trabalho conjunto para entender quais medidas deveriam ser tomadas em cada região e em qual momento”, afirma.

No episódio, a economista também fala sobre a presença feminina no mercado de trabalho e afirma que é preciso atrair mais mulheres para o campo da economia. “Menos de 30% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da área são mulheres”, comenta.

*Ediane Tiago é jornalista especializada na cobertura de ciência, tecnologia e inovação e colaboradora do EconomistAs.