PodCast EconomistAs com Cassiana Fernandez: mulheres no mercado financeiro, divergências e o Brasil

Neste novo episódio do podcast das EconomistAs, Paula Pereda e Laura Karpuska conversam com Cassiana Fernandez. Ela tem graduação em economia pela FEA-USP e mestrado também em economia pela PUC-Rio. Atualmente, é economista-chefe do J.P. Morgan no Brasil.

Cassiana falou de sua trajetória desde a escolha pela graduação em economia até sua atual posição. Ela conta que antes de entrar na faculdade além de se interessar por história, geografia e matemática, também nutria um gosto pela fotografia, e, ao descobrir que o fotógrafo Sebastião Salgado havia feito graduação em economia na FEA-USP, isso lhe proporcionou uma inspiração a mais para a escolha do curso. Já no segundo ano de graduação ela se apaixona pela área econômica enquanto estagiava na Ideias Consultoria reunindo livros e artigos para o Professor Delfim Netto. Cassiana dá continuidade aos estudos com um mestrado na PUC-Rio, e, após esta etapa, segue para o BNDES. De lá é convidada por colega de turma para o Fundo Mauá, até ingressar para o J.P. Morgan onde permanece até hoje.

Ao falar do papel do analista econômico, Cassiana aponta que existe uma certa confusão sobre o papel do economista no mercado financeiro. A entrevistada aponta que o analista não é formulador de política pública e que seu papel está em analisar e projetar os cenários econômicos.

Ainda, Cassiana diz que, embora os macroeconomistas costumem ter um objetivo comum de que haja um desenvolvimento sustentável, nem sempre há um consenso nos meios e nos custos de oportunidades envolvidos. Ela destaca, porém, que é preciso termos cuidados com “grandes certezas” ou “fortes convicções”, e que é necessário estudo, avaliação de modelos e dados com atenção a incertezas e riscos para se formar uma posição própria. Além disso, ela aponta que a divergência de opiniões e os debates importam, mesmo nem sempre sendo fácil.

A economista também conta de sua atuação como líder do Women on the Move no Brasil, um grupo de apoio às mulheres no J.P. Morgan. Ela explica que o movimento acompanha a carreira das mulheres na instituição, promove encontros para que problemas sejam identificados e resolvidos correta e rapidamente, e que buscam incluir mais mulheres em todas as esferas relacionadas a empresa. Além disso, dentro do movimento, ela tem papel de mentoria frente a algumas mulheres mais jovens no banco. Ainda, Cassiana destaca a importância do engajamento e debate intergeracional, dos treinamentos para revelar os vieses inconscientes e sobre buscar trazer os homens como aliados do movimento.

Por fim, além de discutir o cenário econômico brasileiro e ressaltar a importância do networking, e que este seja inclusivo, Cassiana deixa um recado para sua eu mais jovem. Ela diz para se deixar ser ajudada e ter menos medo de se expor, relembrando o conselho deixado pela Laura Karpuska em um dos episódios: “Não ter medo da sua voz”.

Ouça aqui: