No novo episódio do podcast das EconomistAs, Paula Pereda e Laura Kaspuska entrevistam a Livia Gouvea, graduada, mestre e doutora em economia pela PUC-Rio. Livia já trabalhou no Opportunity, no Banco Mundial e hoje é especialista em mercado de trabalho no Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Livia conta que decidiu fazer graduação em economia inspirada em políticas públicas de grande impacto, como o Plano Real, e por gostar de história e matemática. Apesar de não ter tido muito suporte inicial familiar na escolha de carreira, Livia contou com uma bolsa integral que a deu suporte durante a graduação e foi incentivada a entrar no mestrado pelo orientador. Após uma passagem pelo mercado financeiro, ela retorna ao Doutorado com intenção de se reconectar com temas de seu interesse, principalmente sobre mercado de trabalho, área na qual hoje é especialista no BID.
Livia explica alguns dos trabalhos e exemplos de projetos do BID. Ela conta que no Banco buscam apoiar desenhos e implementações de projetos alinhados com a agenda de desenvolvimento na América Latina. Isso se dá tanto por meio de atividades mais operativas como apoio ou cooperação técnica com governos, como por meio de participação em agendas de conhecimento, em que buscam diagnósticos e soluções menos focados em um projeto específico. Entre os projetos com apoio ou participação do BID, houve a concessão de um empréstimo para o governo de forma a apoiar o Bolsa família, o auxílio emergencial e o programa de manutenção de emprego e renda.
Livia pondera também sobre os efeitos de mercado de trabalho sobre mulheres durante a pandemia. Ela salienta que a crise já chegou num mercado de trabalho com muita desigualdade e heterogeneidade entre homens e mulheres, e que a recuperação econômica vai precisar passar pela recuperação do emprego feminino. Ela argumenta que uma baixa participação feminina em um mercado de trabalho representa talentos que não estão sendo aproveitados. Livia ainda comenta sobre o home-office e o retorno das mulheres ao mercado, sobre as diferenças de gênero nos contextos e incentivos relacionados ao trabalho, além da importância de redes de apoio.
Ao fim, Livia deixa um recado especial sobre a importância da construção de redes de apoio entre mulheres. Ela comenta sobre como começou a entender e enfrentar melhor muitos dos seus desconfortos e características quando percebeu que eram compartilhados por várias outras colegas.
Ouça o episódio completo!